BIBLIOGRAFIA INDICADA
[novos temas de pesquisa]

Ao final do curso A favela no imaginário e no contexto das cidades brasileiras, foi apresentado um breve panorama da produção institucional e acadêmica recente (LEITÃO, 2017), no qual se destaca o foco dos estudos nas metrópoles do Sudeste enquanto outras regiões do Brasil são abordadas pontualmente. Temas como regularização fundiária, mercado imobiliário, melhoria habitacional, urbanização por assistências técnicas, processos de remoções forçadas e pesquisas iconográficas e etnográficas despontam como os mais desenvolvidos nas pesquisas recentes no país.

Nesse sentido, provocou-se os participantes, visto as discussões nos dois dias do curso e seus determinados interesses, a elencar outros temas, que se ainda não aparecem com destaque nas pesquisas sobre favelas, poderiam fomentar agendas para futuras pesquisas.

Propusemos a sistematização dessas sugestões e a indicação de determinada bibliografia, incentivando assim o avanço de seus possíveis desencadeamentos. Alguns dos temas se sobrepunham uns aos outros e, portanto, procuramos agrupá-los. Obviamente, nossas sugestões seguem literatura que conhecemos, e cujas linhas de pesquisa, autores e autoras confiamos, por serem referências e terem ideias e posicionamentos alinhados com os mesmos que defendemos. Por isso, também, para alguns dos temas levantados, não conseguimos indicar uma bibliografia específica, o que sugere uma lacuna na produção acadêmica acerca do tema, e indica novas frentes de pesquisa a serem exploradas por pesquisadores engajados e comprometidos com uma visão mais inclusiva, justa e democrática das cidades.

Além disso, sugerimos uma lista de “leituras básicas”, com textos e livros com diversos enfoques, que ajudam a se iniciar na discussão e entender como o grande tema favelas tem se consolidado ao longo do tempo dentro da academia. Os títulos em laranja podem ser acessados online, basta clicar. Boas leituras!

LEITURAS
BÁSICAS
  • Cardoso, A. (2007) Urbanização de favelas no Brasil: revendo a experiência e pensando os desafios In Anais XII ENANPUR - Integração Sulamericana, Fronteiras e Desenvolvimento Regional e Urbano. Belém, PA: ANPUR.

  • Denaldi, R. (2003) Política de urbanização de favelas: evolução e impasses (tese de Doutorado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

  • Santos, C. N. (Coord.) (1985) Quando a rua vira casa: apropriação de espaços de uso coletivo no centro de um bairro. São Paulo, SP: Projeto.

  • Valladares, L. do P. (2005) A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro, RJ: FGV.

PRODUÇÃO CULTURAL DAS FAVELAS

COMÉRCIO E

DESENVOLVIMENTO

ECONÔMICO LOCAL

NOVOS

TEMAS DE

PESQUISA

ESPAÇOS

PÚBLICOS

NAS FAVELAS

PARÂMETROS DE

INTERVENÇÃO

POLÍTICAS,

PROGRAMAS

E PROJETOS

  • Afonso, A. (2014) Programa Vila Viva: intervenção estrutural em assentamentos precários - a expriência de Belo Horizonte. In Anais do I Seminário UrbFavelas. São Bernardo do Campo, SP: UFABC.

  • Bueno, L. M. (2000). Projeto e favela: metodologia para projetos de urbanização. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura e Urbanismo Da FAUUSP, (9), 68-86.

  • Denaldi, R. (2003) Política de urbanização de favelas: evolução e impasses (tese de Doutorado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

PÓS-URBANIZAÇÃO

  • Abramo, P. (2007, novembro) A cidade COM-FUSA: a mão inexorável do mercado e a produção da estrutura urbana nas grandes metrópoles latino-americanas In Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, (9)2, 25–54.

  • Abramo, P. (2003) A teoria econômica da favela: quatronotas sobre a localização residencial dos pobres e o mercado imobiliário informal In Abramo, P. (Org.). A cidade da informalidade: o desafio das cidades latino-americanas (pp.189-224). Rio de Janeiro, RJ: Livraria Sette Letras/FAPERJ.

  • Baltrusis, N. (2003) O mercado imobiliário informal nas favelas de Paraisópolis e Nova Conquista In FERNANDES, E.; Alfonsin, B. (Org.). A lei e a ilegalidade na produção do espaço urbano (pp.215-228). Belo Horizonte, MG: Del Rey.

  • Silva, H. M. (2000) Programas de urbanização e desenvolvimento do mercado em favelas brasileiras. São Paulo, SP: FAUUSP. 

MERCADO IMOBILIÁRIO

INFORMAL 

NAS FAVELAS

  • Meirelles, R; Athayde, C. (2014) O formidável laboratório da nova economia popular In Meirelles, R; Athayde, C.  Um país chamado favela. São Paulo, SP: Editora Gente.

  • Mautner, Y. (2004) A periferia como fronteira de expansão do capital In Deák, C. & Schiffer, S. (Orgs.) O processo de urbanização no Brasil. São Paulo, SP: EDUSP.

  • Pereira, M. B. (2013) Projeto de Melhoria Habitacional. Metodologia de Trabalho em Urbanização de Assentamentos Precários (Trabalho Final de Graduação) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

  • Rezende, H. D. (2015) Forma. Reforma. Desforma: o novo formato da política pública para favelas. (dissertação de Mestrado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

DIVERSIFICAÇÃO DAS RESPOSTAS: OUTRAS POLÍTICAS E INSTRUMENTOS PARA LIDAR COM

A POLÍTICA HABITACIONAL

  • Moura, R. J. (2016) É Complexo. O velho ranço das políticas públicas: balcão de negócios, cultura do medo e violência In Anais Seminário URBFavelas II. Rio de Janeiro, RJ.

  • Silva, E. S.; Gonçalves, D. M.; Silva, E. P.; Almeida, F. D. B.; Alves, F. S.; Silva, J. S.; Lipke, J. C. P.; Nunn, J. M. (2016) Censo Maré. Criação de uma base para desenvolvimento territorial em um grande conjunto de favelas           In Anais Seminário URBFavelas II. Rio de Janeiro, RJ.

  • SILVA, L. C. (2016) A Vila Autódromo Vive, Existe e Re-existe In Anais Seminário URBFavelas II. Rio de Janeiro, RJ.

  • Ferreira, I.; Lima, R.; Rodrigues, A.; Lisboa, R.; Ozilene, M.; Deodoro, M.; Carlos, J. ;Cerqueira, J.; Hipólito, A.C. (2016) Uma história de luta: ocupação e resistência da comunidade Indiana Tijuca. In Anais Seminário URBFavelas II. Rio de Janeiro, RJ.

  • Ribeiro, A. (2016) Um olhar juvenil sobre assentamentos precários. In Anais Seminário URBFavelas II.               Rio de Janeiro, RJ.

  • Angieli, C. M. M. M. (2014) Paisagens reveladas no cotidiano da periferia. São Paulo, SP: Editora Giostri.

  • Coelho, C. B. (2017) Melhorias habitacionais em favelas urbanizadas: impasses e perspectivas (dissertação de Mestrado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

  • Samora, P. R. (2009) Projeto de Habitação em Favelas: Especificidades e parâmetros de qualidade (tese de Doutorado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

PONTOS DE VISTA DOS MORADORES/ PARTICIPAÇÃO LOCAL

ESTUDO DE CONFORTO AMBIENTAL NAS FAVELAS

  • Caetano, M. G. (2015) My pussy é o poder. A representação feminina através do funk no Rio de Janeiro: Identidade, feminismo e indústria cultural (dissertação de Mestrado)  Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ. 

  • Fernandes, A. C. F. (2014) O rap e o letramento: a construção da identidade e a construção das subjetividades dos jovens na periferia de São Paulo (dissertação de Mestrado) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo,  São Paulo, SP.

O CRIME ORGANIZADO E O TERRITÓRIO DA PRECARIEDADE

  • Feltran, G. de S. (2010, abril) Crime e castigo na cidade: os repertórios da justiça e a questão do homicídio nas periferias de São Paulo. Cadernos CRH (23)58.

  • Feltran, G. de S. (2018) Irmãos: Uma história do PCC. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

VISIBILIDADE PARA

MINORIAS [mulheres]

  • Santos, C. N. (1980a) Como e quando pode um arquiteto virar antropólogo? In: Velho, G. O desafio da cidade: novas perspectivas de antropologia brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Editora Campus.

  • Baltazar, A. P.; Kapp, S. (2006) Por uma Arquitetura não planejada: o arquiteto como designer de interfaces e o usuário como produtor de espaços. In Revista Impulso, (17), 93–103.

A FAVELA COMO ELEMENTO DA CIDADE

PROGRAMA MCMV:

PADRÃO DE PRODUÇÃO REMOÇÕES

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS FAVELAS